terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

ENTREVISTA EXCLUSIVA: SYLVAIN GRAGLIA, ATACANTE DA SELEÇÃO TAITIANA

A Champions League Oceania começou, e vários clubes sonham em conquistar a glória máxima do continente. Sem grandes receitas e longe do centro das atenções do futebol, o Zona Esportiva em parceria com CarcaráNet, embarcou ao Taiti para contar a história de um atleta que vem sendo destaque na Champions Oceania e no futebol taitiano.

Por Xande Pessoa
19/02/2019 - 11:14

No final da matéria, segue as imagens da entrevista em Francês.

At the end of the article, follow the images of the interview in French.

É com exclusividade que o Zona Esportiva e o Carcará Net, apresentam esta entrevista. Hoje o torcedor brasileiro vai conhecer um pouco do atacante Sylvain Graglia, 29 anos, nascido na França, mas que atua no futebol do Taiti, e é naturalizado taitiano.

Graglia comemorando um dos gols na Champions 2019
Antes de falar do Graglia, vamos lembrar que o futebol do Taiti ficou conhecido no Brasil, após a passagem da seleção taitiana na Copa das Confederações em 2013, um grande feito na história do país. De lá pra cá, acredito que poucos brasileiros buscaram informações sobre o futebol do Taiti e sua seleção. Mas o Zona Esportiva junto com Carcará Net, e outras páginas que fazem o famoso "futebol alternativo", seguiram em cima do lance em busca de novidades, e informações.

O Zona Esportiva vem fazendo a cobertura dos jogos da Champions League Oceania, e na competição se deparou com esse rapaz, Sylvain Graglia, que marcou 5 gols em 2 jogos, e garantiu a classificação do AS Central Sport para as quartas de final da Champions. Dai despertou a curiosidade para saber quem é Sylvain Graglia, fomos atrás, e o procuramos no Instagram, na página oficial do seu clube, e acabamos o encontrando no Facebook, após uma marcação da página oficial da Confederação Oceânica de Futebol (OFC).

Ao entrar em contato, o atacante nos atendeu educadamente e aceitou conversar com o Zona Esportiva. Graglia atua no AS Central Sport, atual campeão do Taiti, mas passou pelo Cannes, equipe francesa, e atuou também no Tefana, e no Dragon, equipes tradicionais do Taiti. Na temporada 2018-2019, ficou fora do início do conta de  lesão, mas recuperado marcou 12 gols em 11 jogos, média muito boa. A partir de agora, deixo vocês com a entrevista, Xande Pessoa e Sylvain Graglia:

Xande Pessoa - Sylvain, você tem sido um dos destaques da Liga dos Campeões da Oceania, o AS Central Sport conseguiu uma classificação importante para a segunda fase. Como você avalia o bom momento da equipe, na principal competição do continente?

Sylvain Graglia - Chegamos nas Ilhas Fiji, oito dias antes do início do torneio, fizemos uma preparação muito boa. Somos uma equipe de solidariedade que não desiste de nada, eu acho que isso é o que nos faz fortes.

Xande Pessoa - Você é um dos artilheiros na atual Liga dos Campeões, mas na temporada 2017-2018, você marcou 25 gols e segue o bom desempenho em 2019. Qual é o segredo de Sylvain Graglia, o artilheiro?

Sylvain Graglia - Marquei 25 gols na liga 2017/2018. Tive um começo difícil no campeonato com uma lesão longa que me afastou do campo por dois meses. Meu objetivo era preparar o máximo possível para a Liga dos Campeões OFC, a preparação física é a mais importante para mim, se eu for fisicamente bem, vou marcar muitos gols. Eu sou o atacante, então o mais importante é marcar gols para ajudar o time a vencer.

Xande Pessoa - O Central Sport agora vai focar no campeonato nacional. A campanha tem sido regular, mas por enquanto, a equipe estar ficando fora da Liga dos campeões de 2020. Qual objetivo da equipe em nível nacional? a boa campanha na 1ª fase da Liga dos Campeões 2019 motivou o elenco? acredita em uma reação, começando no sábado contra o líder Vênus?

Sylvain Graglia - Sim, tivemos um começo complicado no campeonato com muitas partidas e muitos contusões, mas ainda estamos na corrida pela qualificação para a Liga dos Campeões de 2020.
Sim, a boa campanha na Liga dos Campeões nos fez bem e vai nos ajudar no resto do campeonato e no sábado contra o Vênus.

Xande Pessoa - Você faz parte da seleção do Taiti, uma seleção que chegou ao Brasil em 2013. As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e a Copa das Confederações 2021 estão chegando, qual é o seu objetivo com a camisa da seleção nacional? Você acha que a seleção atual pode surpreender como aconteceu em 2013? 

Sylvain Graglia - A seleção nacional é muito importante para mim, é um orgulho poder usar essa camisa e representar o seu país.
O objetivo é ganhar a Copa das Nações para nos permitir acessar a Copa das Confederações, é muito difícil, mas já conseguimos esse feito então por que ainda não chegou!
Infelizmente estamos muito isolados, e nunca fazemos amistoso, é difícil para a preparação para uma grande competição internacional.

Xande Pessoa - Quantos gols você tem com a camisa da seleção?

Sylvain Graglia - Eu estou na seleção apenas por 2 anos, porque eu tive que viver cinco anos no Taiti para ser convocado. Eu participei de 6 jogos com a seleção, 4 nas eliminatórias para Copa do Mundo e 2 jogos amistosos, marquei 2 gols

Xande Pessoa - Você é francês de Cannes e até jogou nas divisões de base do AS Cannes. Mas antes de chegar no Taiti e se naturalizar, você chegou atuar em algum clube francês ou foi seu primeiro clube profissional foi o AS Dragon em 2012?

Sylvain Graglia - Eu estava no centro de treinamento do AS Cannes e depois estive como reserva da equipe profissional do AS Cannes. Então cheguei no Taiti em 2011 e assinei com o AS Dragon.
Xande Pessoa - Quais títulos você conquistou na carreira?

Sylvain Graglia - Cinco títulos nacional no Taiti, 2 com Tefana, 2 com Dragon, e 1 com Central Sport.

Xande Pessoa - Para encerrar, deixei espaço para o público te fazer perguntas:

Público - Você conhece o futebol brasileiro? Se sim, qual jogador do nosso país, você poderia destacar?

Sylvain Graglia - Sim. Sou fã de toda essa técnica. Jovem, atacante e rápido! O jogador que eu admiro no momento é Vinicius Junior!

Público - Você sonha em jogar por um clube de futebol europeu?

Sylvain Graglia - Sim, sonho com um clube europeu, mas o nível é muito alto. Se eu tiver a oportunidade, por que não viver uma experiência em um clube do continente americano ou asiático!

Xande Pessoa - E finalmente, quais são seus sonhos depois da sua carreira esportiva?

Sylvain Graglia - Desejo me formar como treinador.

Xande Pessoa - Sylvain, muito obrigado por falar comigo. Desejo-lhe boa sorte em sua carreira. Espero que o AS Central Sport vá longe na Champions League. Quem sabe o Central Sport não enfrenta uma equipe brasileira ou européia no Mundial de Clubes. Muito obrigado.

Sylvain Graglia - Muito obrigado pelo seu interesse no futebol da Oceania! Boa sorte. Ate breve, Obrigado!

Agora Graglia e o Central Sport, vão dar seguimento no campeonato nacional do Taiti, onde estão brigando por uma vaga na Champions 2020. Desejamos sorte e prosperidade ao atleta, e que o AS Central Sport consiga os objetivos na atual temporada.

Sylvain Graglia nos três grandes clubes do Taiti: Dragon, Tefana e Central Sport





Nenhum comentário:

Postar um comentário