sábado, 18 de junho de 2016

Salgueiro Atlético Clube e a relação com os meios digitais

Por: Alexandre Pessoa (Xande)

Futebol é o esporte mais popular do Brasil e atinge milhares de pessoas em todas as regiões, com o desenvolvimento da internet foi possível unificar fortemente o clube e o torcedor. Essa inovação vem através das mídias digitais que a cada ano vem aumentando o número de seguidores, e os clubes esportivos principalmente do Brasil passa a utilizar esse recurso para alcançar suas estratégias de desenvolvimento, como o crescimento do clube. Aplicativos de celulares e as redes sociais tradicionais como Facebook e Twitter são ferramentas de expansão da marca do clube na rede. Em comparação com os grandes clubes europeus os times nacionais ainda estão muito abaixo, porém o trabalho vem sendo realizado em busca da perfeição.

O clube mais sucedido na rede é o Barcelona da Espanha, o clube catalão conta com 93 milhões de seguidores no Facebook e disponibiliza para os seus torcedores sete aplicativos de interação, entre eles aplicativos de álbuns de fotografia onde o torcedor pode criar fotos personalizadas do time. No Brasil iremos contar a história do Salgueiro Atlético Clube, equipe jovem do futebol pernambucano mais que vem realizando boas campanhas nas competições. Motivado pela suas conquistas o Carcará aposta em projetos voltados a comunicação digital para atrair o torcedor.



Existe uma grande relação entre a internet e o Salgueiro Atlético Clube. Fundado em 2005 o carcará do sertão assim que é reconhecido pelo os Pernambucanos, vem em ascensão e com isso vem conquistando torcedores fora da região sertaneja. A cada ano a marca do tricolor cresce no futebol e em outros esportes, comandado pelo o empresário Geraldo Neto de 27 anos, o cartola aposta nas redes sociais como forma de crescimento para o clube.

O Salgueiro busca os canais das mídias digitais pra interagir com os torcedores de uma forma mais próxima, com a facilidade que tem a internet e como a maioria da população tem acesso a alguma rede social, o Salgueiro busca se aperfeiçoar para manter uma comunicação direta com os torcedores. O clube já utiliza o Whatsapp e Facebook, e em breve pretende alcançar o Instagram, Twitter e o Crowndfunding segundo o atual presidente Geraldo Neto.

Crowndfunding (financiamento coletivo) é um dos objetivos da diretoria sertaneja, o financiamento coletivo é uma alternativa muito importante para a captação de recursos financeiros. É uma modalidade de investimento onde as pessoas investem pequenas quantias, geralmente via internet, a fim de dar vida a sua ideia. Apesar de ter ganho espaço no Brasil a ferramenta ainda é vista sobre desconfiança pelo os brasileiros, que ainda temem em investir. Para o Carcará do Sertão esse modelo de gerar receita é um dos planos que devem ser colocado em pratica em breve, o presidente Geraldo Neto já demonstrou interesse no financiamento coletivo, pois é mais uma forma via internet de gerar renda para o clube.

Sempre ativo nas redes sociais o presidente do Salgueiro, utiliza a página oficial do clube (Sou Carcará) no Facebook para interagir com os torcedores Salgueirenses, sorteios e promoções são comuns nas redes do clube, além da divulgação do plano sócio torcedor. O diferencial da diretoria tricolor, é essa maneira de lidar com o publico, sempre estão ativos e dispostos a diálogos com os torcedores, sempre respondendo as perguntas e interagindo.

Segundo o site oficial, o Salgueiro é o primeiro clube de Pernambuco que utiliza o aplicativo Whatsapp como fonte oficial para deixar seus torcedores informados, por meio de um perfil automático que responde todas as perguntas relacionadas ao time. A diretoria do carcará também conta com a TV Grande Rio de Petrolina filiada da Rede Globo, emissora que cobre a região sertaneja no qual as reportagens vão para o site oficial do clube. O repórter da TV Grande Rio, Emerson Rocha explicou a relação entre Salgueiro e a Grande Rio.

Logo da TV Grande Rio
“Como está dentro da área de cobertura da TV Grande Rio, nós somos os responsáveis pela cobertura jornalística do clube. Da mesma forma que acontece com vários times no Brasil, o Salgueiro tem uma página no site do Globo Esporte e todas as matérias produzidas pela a Grande Rio vão direto para a página principal da Globo, que é a de Petrolina e Região.’’, conta o repórter Emerson Rocha. No qual  todas matérias publicadas pela TV o Salgueiro compartilha e publica em seu site oficial. 
O clube que mais inspira o Salgueiro em relação as mídias digitais é o Fluminense do Rio de Janeiro, que faz um trabalho um admirável na questão digital. A diretoria do carcará se espelha no time carioca e espera até 2017 ter uma equipe mais especializada e destinada a esse trabalho nas redes sociais. Aprimorar o que já vem sendo aplicado, trabalhando em cima do projeto de evolução que a diretoria tricolor pretende alcançar, que é construir uma torcida mais fiel e participante com o clube.
  • RELAÇÃO SALGUEIRO, TORCIDA E BOAS CAMPANHAS
Partida da Copa do Brasil 2013
O Salgueiro Atlético Clube é um dos times do Nordeste que mais vem em ascensão ultimamente, ou se não de todo o Brasil. Conhecido por suas boas campanhas e pela tradição de montar times fortes e competitivos com poucos recursos, o Carcará do Sertão bate de frente com os três times grandes de Recife e até assusta ao trio de Ferro (como é chamado a união de Sport, Santa Cruz e Náutico), chegando a eliminar por várias vezes os times recifenses das competições locais e regionais.

Entre os feitos do Salgueiro podemos destacar as boas campanhas no Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e no Campeonato Nacional, além de uma inesquecível participação na Copa do Brasil 2013 onde o tricolor sertanejo chegou as oitavas de finais em uma campanha histórica. A participação expressiva na Copa do Brasil 2013 foi essencial financeiramente e também para a expansão da marca Salgueiro para outras regiões do Brasil.

Além da página oficial outras páginas assumem o papel comunicativo na rede. O Carcará Net é a principal página de cobertura do Salgueiro não oficial, e vem, desde 2012, acompanhado o time incansavelmente. Para comprovar a simpatia que tem o Carcará Net, a maioria dos seguidores da moram fora da cidade de Salgueiro. A internet é um meio de comunicação que vem com a sua facilidade de acesso encurtando as distâncias, e o futebol é uma das áreas esportivas que vem se beneficiando diariamente com essa evolução tecnológica.
  • TORCIDAS VIRTUAIS E A SUA INFLUÊNCIA
Mundo interligado
Por meio dessa globalização tecnológica o carcará conseguiu unir torcedores de diversas regiões através da internet, seja por via Twitter, Facebook ou Whatsapp sempre é constante o grande número de participações de adeptos através das redes sociais. Existem diversos grupos relacionados ao clube via Whatsapp, onde os torcedores costumam debater o cotidiano do clube criticando, apoiando, fazendo alguma mobilização ou um evento. São nesses grupos que as pessoas criam laços, não só com o clube, mais entre os integrantes é tipo uma família, onde além de futebol criam um ciclo de amizade entre si.

As torcidas virtuais também já estão presentes no Salgueiro, muitos simpatizantes do clube residem na capital pernambucana e a internet é o meio de comunicação mais utilizado por esses torcedores que vivem distante do sertão central. Segundo o Carcará Net 47,6% dos seus seguidores no Twitter são do Recife, um número bastante expressivo para uma equipe formada no interior. O Salgueiro conta com simpatizantes dos grandes clubes do Recife e com isso o número de seguidores aumenta e a marca tricolor é divulgada para a principal cidade pernambucana.

Isso mostra que a torcida do Salgueiro Atlético Clube não está restrita a cidade de Salgueiro ou ao sertão central. O grande crescimento do clube agregou torcedores e simpatizantes de muitos lugares do Nordeste e até mesmo fora dessa região. Sendo assim a Internet e suas redes sociais são fundamentais para aproximar torcida e clube, deixando a todos cada vez bem informado sobre tudo que acontece no time de coração, sempre com responsabilidade e confiança.
  • PÁGINAS ALTERNATIVAS
Principal página no Instagram
Além do Carcará Net, a página Tricolor do Sertão, Salgueiro News, Blog do Darlando Barros e Sou Carcará (Página Oficial) são fontes de destaques do Salgueiro Atlético Clube na rede, essa ultima é a responsável pelo o programa de sócio torcedor do clube e atua constantemente via Facebook para divulgar o projeto. Facebook é a principal rede utilizada pelo os administradores do carcará, pois é a maior rede social do mundo e atinge todas as classes da sociedade. Nos dias de hoje quase todos tem um perfil no Facebook, essa facilidade de acesso e o grande número de pessoas que frequenta são fundamentais para o clube investir com publicidade e propaganda sua marca e com baixo custo.

Podemos destacar entre os perfis comunicativos do clube a Salgueiro News que atua exclusivamente no Instagram, é a única fonte do Salgueiro no aplicativo e conta com 2300 seguidores. Gerida pelo o jornalista Pedro Leandro, que em conversa com o Carcará Net declarou, “O perfil foi criado em 2014 com o intuito de ser o meio informativo do clube, existe grande diferença em trabalhar no Instagram em comparação com outras redes sócias, no Instagram exploramos a fotografia já que cada postagem publicada é necessária usar alguma foto relacionada ao conteúdo abordado.”
  • PLANO SÓCIO TORCEDOR E A INTERNET
Logo oficial da página Sou Carcará
O plano de ‘sócio torcedor do Carcará’ foi criado em 2015 pelo o ex- vice-presidente do clube, hoje atual presidente, Geraldo Neto, na época em que o clube atravessava uma crise financeira e até ameaças de fechar as portas, pois grande parte da receita do clube vinha do ‘Todos Com a Nota (TCN)’, programa de trocas de notas fiscais por ingressos. Na primeira semana de adesão a loja física do Salgueiro foi procurada por muitos torcedores para inscrição no quadro de sócios, logo após a diretoria do carcará lançou um site exclusivo para o sócio torcedor, o Sou Carcará. No site o torcedor pode escolher o plano ideal e fazer a sua adesão rapidamente e fácil pela a ferramenta do clube na internet.

Entre os planos oferecidos para os adeptos podemos destacar o torcedor fiel, plano exclusivo para as pessoas que mora fora da cidade. “A campanha sócio torcedor do Salgueiro veio para dar nova cara ao clube, que perdera o apoio do governo do estado e procurava ajuda com o seu torcedor. Com o lançamento do programa, a Internet é uma das principais vias de acesso aos planos oferecidos. A criação do site Sou Carcará, ajudou a torcida a buscar se associar ao clube, com a amostra dos planos e seus detalhes, envolvendo custo — benefício.” Afirma, João Victor editor do Carcará Net.
  • INTERNET, SALGUEIRO E A EXPANSÃO DA MARCA
A expansão da torcida Salgueirense nos últimos anos tem grande influencia da internet que modernizou o clube. Antes desse estouro tecnológico o Salgueiro Atlético Clube era dependente exclusivamente das emissoras de rádio para ter suas noticias oficiais divulgadas, era algo muito restrito, já que somente as pessoas residentes na cidade ficavam por dentro de todas as informações do clube. Como no inicio em 2005 o Salgueiro era um clube local não tinha a mesma visibilidade que tem hoje em dia, os salgueirenses que viviam longe da cidade praticamente ficavam excluídos dos noticiários esportivos do carcará. O aumento e estouro da internet por todo o Brasil atingindo principalmente cidades menores revolucionou a maneira de interação entre os torcedores do Salgueiro, as dificuldades que antes eram encontradas hoje já são bem remotas.

Emissoras de rádio da cidade!
A presença da comunicação digital chega a ser bem mais valiosa para o Salgueiro que as emissoras de rádio e televisão, pois com pouca receita para investir em propagandas e divulgação principalmente na televisão, a internet é o meio que atinge o público fortemente e quase não tem custo para essas ações serem realizadas. “TV e Rádio são os mais populares, atingem todas as classes e públicos só que em áreas restritas. Tudo depende da estratégia da comunicação, profissionalizar a comunicação era um desejo do ex-presidente Clebel Cordeiro e estamos dando segmento a esse trabalho a cada dia na medida das nossas condições”, Geraldo Neto, presidente do Salgueiro.
  • A IMPORTÂNCIA DO CARCARÁ NET
Carcará Net é a principal página do Salgueiro não oficial na rede, no ar desde 2012 é a mais participativa e atualizada no sertão. Atingindo muitos torcedores e simpatizantes fora da cidade sertaneja, a equipe investe fortemente no Twitter, Facebook e Youtube e nesse curto período de trabalho conseguiu bons resultados. Entrevistas com atletas e comentários pós-jogo no Youtube, são inovações nas mídias digitais que vem agradando os torcedores, principalmente os que moram fora da cidade e não tem acesso a resenha esportiva do rádio. O modo de trabalho com programas na rede foi uma grande na inovação no meio digital salgueirense.

Na ultima pesquisa levantada pelo o Carcará Net a página tinha 84,3% de aprovação entre os seus seguidores. Outro dado surpreendente divulgado pela a equipe foi à quantidade de seguidores que o clube tem na capital pernambucana e potiguar no Twitter, são 47,6% em Recife um número bastante expressivo e 5,6% em Natal. Apesar da sede do clube ser em Salgueiro, a cidade local conta com apenas com 3,0% dos seguidores ficando atrás de Olinda que conta com 4,8%.

Pesquisa realizada dia 18/06/2016, seguidores do CarcaráNet no Twitter
No Facebook a influência é um pouco maior, dos seus mais de 6000 fãs 1365 são residentes da cidade de Salgueiro apesar de não ser um grande número a porcentagem é um pouco maior que a do Twitter. São esses dados que comprovam a força do clube fora da sua região sertaneja, apesar de não ser uma página oficial o Carcará Net é a referência do Salgueiro como fonte no mundo virtual.
“O Carcará Net tem o compromisso de informar e interagir com o torcedor do Salgueiro em qualquer parte do Brasil. Temos a credibilidade e confiança firmados por um trabalho sério e responsável de quem é apaixonado por futebol e apoia o Carcará do Sertão. Conseguimos ser reconhecido pelo trabalho, crescer além do esperado, atingido varias cidade de Pernambuco e fora do estado, sempre com conteúdo de qualidade e inovações no trabalho. ”, Afirma a comentarista do Carcará Net, Liliane Alves.
  • CONCLUSÃO
Como todos os clubes do Brasil o Salgueiro tem grandes ambições e espera evoluir cada vez mais sua marca, a utilização das mídias digitais é essencial para contribuição e resultados desses projetos futuramente, uns já em andamento, porém em busca da perfeição e outros que ainda estão na teoria e que devem ser utilizado em breve como o caso do financiamento coletivo.

A internet trouxe uma nova cara para o clube sertanejo, pois é a ferramenta de grande aposta da diretoria que vem investindo na rede passo a passo para que em um futuro próximo possa colher resultados positivos em cima do que foi investido. A rede que em cinco anos conseguiu mostrar para todo o Brasil quem é o Salgueiro Atlético Clube.


  • CRÉDITOS
AUTOR: Alexandre Pessoa (Xande)

EDITORES: Daniel Fernandes, João Victor e Vitória Soares

PARTICIPAÇÕES: Geraldo Neto (Presidente do Salgueiro), Emerson Rocha (Repórter da TV Grande Rio), Liliane Alves (Editora do Carcará Net) e Pedro Leandro (ADM do Salgueiro News)

APOIO: Raniere Souza e Débora Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário