Futebol é o esporte mais popular do Brasil e atinge milhares de pessoas em todas as regiões, com o desenvolvimento da internet foi possível unificar fortemente o clube e o torcedor. Essa inovação vem através das mídias digitais que a cada ano vem aumentando o número de seguidores, e os clubes esportivos principalmente do Brasil passa a utilizar esse recurso para alcançar suas estratégias de desenvolvimento, como o crescimento do clube. Aplicativos de celulares e as redes sociais tradicionais como Facebook e Twitter são ferramentas de expansão da marca do clube na rede. Em comparação com os grandes clubes europeus os times nacionais ainda estão muito abaixo, porém o trabalho vem sendo realizado em busca da perfeição.
O clube mais sucedido na rede é o Barcelona da Espanha, o clube catalão conta com 93 milhões de seguidores no Facebook e disponibiliza para os seus torcedores sete aplicativos de interação, entre eles aplicativos de álbuns de fotografia onde o torcedor pode criar fotos personalizadas do time. No Brasil iremos contar a história do Salgueiro Atlético Clube, equipe jovem do futebol pernambucano mais que vem realizando boas campanhas nas competições. Motivado pela suas conquistas o Carcará aposta em projetos voltados a comunicação digital para atrair o torcedor.
Existe uma grande relação entre a internet e o Salgueiro Atlético Clube. Fundado em 2005 o carcará do sertão assim que é reconhecido pelo os Pernambucanos, vem em ascensão e com isso vem conquistando torcedores fora da região sertaneja. A cada ano a marca do tricolor cresce no futebol e em outros esportes, comandado pelo o empresário Geraldo Neto de 27 anos, o cartola aposta nas redes sociais como forma de crescimento para o clube.
O Salgueiro busca os canais das mídias digitais pra interagir com os torcedores de uma forma mais próxima, com a facilidade que tem a internet e como a maioria da população tem acesso a alguma rede social, o Salgueiro busca se aperfeiçoar para manter uma comunicação direta com os torcedores. O clube já utiliza o Whatsapp e Facebook, e em breve pretende alcançar o Instagram, Twitter e o Crowndfunding segundo o atual presidente Geraldo Neto.
Crowndfunding (financiamento coletivo) é um dos objetivos da diretoria sertaneja, o financiamento coletivo é uma alternativa muito importante para a captação de recursos financeiros. É uma modalidade de investimento onde as pessoas investem pequenas quantias, geralmente via internet, a fim de dar vida a sua ideia. Apesar de ter ganho espaço no Brasil a ferramenta ainda é vista sobre desconfiança pelo os brasileiros, que ainda temem em investir. Para o Carcará do Sertão esse modelo de gerar receita é um dos planos que devem ser colocado em pratica em breve, o presidente Geraldo Neto já demonstrou interesse no financiamento coletivo, pois é mais uma forma via internet de gerar renda para o clube.
Sempre ativo nas redes sociais o presidente do Salgueiro, utiliza a página oficial do clube (Sou Carcará) no Facebook para interagir com os torcedores Salgueirenses, sorteios e promoções são comuns nas redes do clube, além da divulgação do plano sócio torcedor. O diferencial da diretoria tricolor, é essa maneira de lidar com o publico, sempre estão ativos e dispostos a diálogos com os torcedores, sempre respondendo as perguntas e interagindo.
Segundo o site oficial, o Salgueiro é o primeiro clube de Pernambuco que utiliza o aplicativo Whatsapp como fonte oficial para deixar seus torcedores informados, por meio de um perfil automático que responde todas as perguntas relacionadas ao time. A diretoria do carcará também conta com a TV Grande Rio de Petrolina filiada da Rede Globo, emissora que cobre a região sertaneja no qual as reportagens vão para o site oficial do clube. O repórter da TV Grande Rio, Emerson Rocha explicou a relação entre Salgueiro e a Grande Rio.
Logo da TV Grande Rio |
“Como está dentro da área de cobertura da TV Grande Rio, nós somos os responsáveis pela cobertura jornalística do clube. Da mesma forma que acontece com vários times no Brasil, o Salgueiro tem uma página no site do Globo Esporte e todas as matérias produzidas pela a Grande Rio vão direto para a página principal da Globo, que é a de Petrolina e Região.’’, conta o repórter Emerson Rocha. No qual todas matérias publicadas pela TV o Salgueiro compartilha e publica em seu site oficial.O clube que mais inspira o Salgueiro em relação as mídias digitais é o Fluminense do Rio de Janeiro, que faz um trabalho um admirável na questão digital. A diretoria do carcará se espelha no time carioca e espera até 2017 ter uma equipe mais especializada e destinada a esse trabalho nas redes sociais. Aprimorar o que já vem sendo aplicado, trabalhando em cima do projeto de evolução que a diretoria tricolor pretende alcançar, que é construir uma torcida mais fiel e participante com o clube.
- RELAÇÃO SALGUEIRO, TORCIDA E BOAS CAMPANHAS
Partida da Copa do Brasil 2013 |
Entre os feitos do Salgueiro podemos destacar as boas campanhas no Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e no Campeonato Nacional, além de uma inesquecível participação na Copa do Brasil 2013 onde o tricolor sertanejo chegou as oitavas de finais em uma campanha histórica. A participação expressiva na Copa do Brasil 2013 foi essencial financeiramente e também para a expansão da marca Salgueiro para outras regiões do Brasil.
Além da página oficial outras páginas assumem o papel comunicativo na rede. O Carcará Net é a principal página de cobertura do Salgueiro não oficial, e vem, desde 2012, acompanhado o time incansavelmente. Para comprovar a simpatia que tem o Carcará Net, a maioria dos seguidores da moram fora da cidade de Salgueiro. A internet é um meio de comunicação que vem com a sua facilidade de acesso encurtando as distâncias, e o futebol é uma das áreas esportivas que vem se beneficiando diariamente com essa evolução tecnológica.
- TORCIDAS VIRTUAIS E A SUA INFLUÊNCIA
Mundo interligado |
As torcidas virtuais também já estão presentes no Salgueiro, muitos simpatizantes do clube residem na capital pernambucana e a internet é o meio de comunicação mais utilizado por esses torcedores que vivem distante do sertão central. Segundo o Carcará Net 47,6% dos seus seguidores no Twitter são do Recife, um número bastante expressivo para uma equipe formada no interior. O Salgueiro conta com simpatizantes dos grandes clubes do Recife e com isso o número de seguidores aumenta e a marca tricolor é divulgada para a principal cidade pernambucana.
Isso mostra que a torcida do Salgueiro Atlético Clube não está restrita a cidade de Salgueiro ou ao sertão central. O grande crescimento do clube agregou torcedores e simpatizantes de muitos lugares do Nordeste e até mesmo fora dessa região. Sendo assim a Internet e suas redes sociais são fundamentais para aproximar torcida e clube, deixando a todos cada vez bem informado sobre tudo que acontece no time de coração, sempre com responsabilidade e confiança.
- PÁGINAS ALTERNATIVAS
Principal página no Instagram |
Podemos destacar entre os perfis comunicativos do clube a Salgueiro News que atua exclusivamente no Instagram, é a única fonte do Salgueiro no aplicativo e conta com 2300 seguidores. Gerida pelo o jornalista Pedro Leandro, que em conversa com o Carcará Net declarou, “O perfil foi criado em 2014 com o intuito de ser o meio informativo do clube, existe grande diferença em trabalhar no Instagram em comparação com outras redes sócias, no Instagram exploramos a fotografia já que cada postagem publicada é necessária usar alguma foto relacionada ao conteúdo abordado.”
- PLANO SÓCIO TORCEDOR E A INTERNET
Logo oficial da página Sou Carcará |
Entre os planos oferecidos para os adeptos podemos destacar o torcedor fiel, plano exclusivo para as pessoas que mora fora da cidade. “A campanha sócio torcedor do Salgueiro veio para dar nova cara ao clube, que perdera o apoio do governo do estado e procurava ajuda com o seu torcedor. Com o lançamento do programa, a Internet é uma das principais vias de acesso aos planos oferecidos. A criação do site Sou Carcará, ajudou a torcida a buscar se associar ao clube, com a amostra dos planos e seus detalhes, envolvendo custo — benefício.” Afirma, João Victor editor do Carcará Net.
- INTERNET, SALGUEIRO E A EXPANSÃO DA MARCA
Emissoras de rádio da cidade! |
- A IMPORTÂNCIA DO CARCARÁ NET
Na ultima pesquisa levantada pelo o Carcará Net a página tinha 84,3% de aprovação entre os seus seguidores. Outro dado surpreendente divulgado pela a equipe foi à quantidade de seguidores que o clube tem na capital pernambucana e potiguar no Twitter, são 47,6% em Recife um número bastante expressivo e 5,6% em Natal. Apesar da sede do clube ser em Salgueiro, a cidade local conta com apenas com 3,0% dos seguidores ficando atrás de Olinda que conta com 4,8%.
Pesquisa realizada dia 18/06/2016, seguidores do CarcaráNet no Twitter |
“O Carcará Net tem o compromisso de informar e interagir com o torcedor do Salgueiro em qualquer parte do Brasil. Temos a credibilidade e confiança firmados por um trabalho sério e responsável de quem é apaixonado por futebol e apoia o Carcará do Sertão. Conseguimos ser reconhecido pelo trabalho, crescer além do esperado, atingido varias cidade de Pernambuco e fora do estado, sempre com conteúdo de qualidade e inovações no trabalho. ”, Afirma a comentarista do Carcará Net, Liliane Alves.
- CONCLUSÃO
A internet trouxe uma nova cara para o clube sertanejo, pois é a ferramenta de grande aposta da diretoria que vem investindo na rede passo a passo para que em um futuro próximo possa colher resultados positivos em cima do que foi investido. A rede que em cinco anos conseguiu mostrar para todo o Brasil quem é o Salgueiro Atlético Clube.
- CRÉDITOS
AUTOR: Alexandre Pessoa (Xande)
EDITORES: Daniel Fernandes, João Victor e Vitória Soares
PARTICIPAÇÕES: Geraldo Neto (Presidente do Salgueiro), Emerson Rocha (Repórter da TV Grande Rio), Liliane Alves (Editora do Carcará Net) e Pedro Leandro (ADM do Salgueiro News)
APOIO: Raniere Souza e Débora Alves
EDITORES: Daniel Fernandes, João Victor e Vitória Soares
PARTICIPAÇÕES: Geraldo Neto (Presidente do Salgueiro), Emerson Rocha (Repórter da TV Grande Rio), Liliane Alves (Editora do Carcará Net) e Pedro Leandro (ADM do Salgueiro News)
APOIO: Raniere Souza e Débora Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário